Pimentão Recheado ao Vapor

Maquilhagem (português europeu) ou maquiagem (português brasileiro) (também grafada maquilagem) consiste na aplicação, com efeito cosmético, de embelezamento


A história da maquiagem: Cada década teve sua história, seu estilo. O século XX foi veloz e revolucionário.


Anos 30 - Olhos sofisticados e provocantes. Sobrancelhas totalmente depiladas e redesenhadas com lápis, num traço fino, ousado e marcante. Sombras de pálpebras em pó exploravam todos os matizes, indo dos castanhos aos cinzas, e inclusive ao preto para a noite. Os cílios cuidadosamente recurvados e cobertos por máscaras para cílios. Para evitar todo excesso considerado vulgar, a maquiagem da boca tornou-se mais discreta.


Anos 40 - Olhos armados de guerra. A beleza, sinônimo de saúde, era considerada um dever nacional. Os efeitos da guerra abalaram o mundo e o mercado de cosméticos teve uma queda em função da falta de matérias-primas. Graxa para as botas serviam como máscara para cílios, o carvão, como sombra de pálpebras, a graxa para sapatos como tintura para as sobrancelhas e pétalas de rosa embebidas em álcool produziam um blush líquido da era vitoriana. Ao longo de todo o conflito, as estrelas usaram cabelos longos, um modo de exprimir feminilidade numa época em que muitos outros meios não eram mais acessíveis.


Anos 50 - Olhos de gazela.Modelados pela sombra nas pálpebras, o lápis de sobrancelha, a máscara para cílios e sobretudo o delineador. A importância da maquiagem dos olhos trouxe uma infinidade de criações e reformulações de produtos. A maquiagem realçava a palidez da pele e a intensidade dos lábios. Os pós-de-arroz e compacto estavam mais que presentes.


Anos 60 - Olhos de adolescente. Ultra-maquiados transparecendo uma ousadia inocente.Na mesma época, surgiram as minissaias e as mulheres começaram a deixar de lado o clássico e então "ultrapassado" visual fatal. A feminilidade transitava entre o comportado e o irreverente. As cores eram fortes, puras, verdadeiras: rosa-choque, dourado, verde, violeta e laranja. Os anos 60 marcam o início da cultura pop americana.


Anos 70 - Olhos em busca de liberdade. A beleza toma um aspecto moral e psicológico. Não existem mulheres feias, há somente mulheres que ainda não se conhecem. Pela primeira vez na evolução da beleza, homens e mulheres podiam escolher sua aparência seguindo seu estilo de vida pessoal, e não somente as exigências da moda. A maquiagem e os cortes de cabelo se tornaram, mais que nunca, meios de expressão de escolhas. Cabelos livres, pele bronzeada e lábios brilhantes fizeram dos anos 70, uma década de beleza explosiva.


Anos 80 - Olhos cheios de movimento. Sob as luzes estroboscópicas, a juventude dourada e coberta de lantejoulas tinha os lábios muito vermelhos, os olhos pintados de azul-elétrico e as maças do rosto realçadas por blushes cor de tijolo. Os códigos de beleza começavam a mudar de acordo com as estações do ano. A sombra passava do castanho ao violeta e era esfumaçada, em arco-íris. Os cílios eram alongados com máscaras coloridas (verde relva e azul piscina) e a prova d'água. No topo dos anos 80, triunfava Madonna, que foi um marco da década em que era proibido "fraquejar". A beleza virou competição e as mulheres passaram a cuidar muito do corpo. Os músculos demonstravam que elas não seriam mais intimidadas.


Anos 90 - Olhos menos cintilantes e mais decadentes. Cansada dos agitos dos anos 80, as mulheres dos anos 90 apresentam uma beleza esquálida e perturbadora que representa uma sociedade em fase de mutação. Tatuagem e piercings fazem do corpo um campo de expressão da feminilidade "debochada".


De 2000 aos tempos atuais - Olhos espirais levam ao túnel do tempo.


Fragmentos de todas as décadas passadas se misturam e contam um pouco da história da beleza feminina através dos tempos. Com a chegada do novo milênio, os diversos aspectos adotados pela beleza nos serviram de espelho. A aparência, em manifestações diversas e imagens extremas, refletiu os processos de transformação. Os dois últimos anos misturam todos os possíveis estilos de moda e maquiagem. Trazem a classe e a elegância do início do século, a delicadeza sexy dos anos 60, a irreverência dos anos 80 e a "apatia" em tom de protesto dos anos 90.


Agora um Guia para não errar na hora do make: Passo a passo para sair e arrasar


Existem muitas maneiras de se maquiar. Algumas são passadas de geração em geração, outras adaptadas de acordo com a rotina de cada mulher. Porém, mesmo com tantas formas conhecidas, há uma estrutura que, ao ser seguida, garante uma melhor aplicação e um resultado mais satisfatório. A consultora oficial da LUMI Cosméticos, Natália Antunes ensina um passo a passo para arrasar na hora do make.


1º LIMPEZA: Limpar, tonificar e hidratar a pele antes de começar o make


2º BASE: Podemos espalhar com um pincel, com os dedos ou com uma esponja.
Espalha-se do centro do rosto para fora. A base deve ser exatamente da cor da pele. Para testar a similaridade da cor passe um pouquinho de base no rosto ou pescoço.


3º CORRETIVO: O Corretivo vem depois da base. O ideal é espalhar com o anelar dando leves batidinhas, porque o toque é mais suave


4º PÓ COMPACTO: Depois aplica-se o pó


5º SOMBRA: A sombra começa com as cores mais claras pela parte interna das pálpebra móvel. Com uma sombra mais escura deve-se começar por fora. Quando molhamos o aplicador para passar a sombra brilho intensificamos a cor. Porém ela pode ser usada sozinha ou aplicada sobre a sombra compacta.


6º LÁPIS PARA OLHOS: Passe o lápis sobre a pálpebra móvel e esfumace com a esponjinha, fazendo movimentos de baixo para cima. Em seguida, aplique sobre os cílios inferiores.


7º SOMBRA ILUMINADORA: Para iluminar os olhos usamos sombras nas cores peroladas e doadoras de brilho. Há dois importantes pontos para iluminar: embaixo das sobrancelhas e no canto interior dos olhos.


8º LÁPIS PARA SOBRANCELHAS: Defina suas sobrancelhas com um lápis ou sombra compatível com a cor da sua pele e do seu cabelo.


9º MÁSCARA PARA CÍLIOS: A aplicação na máscara para cílios deve ser feita com o pincel na horizontal em movimentos zig-zag, de dentro para fora.

10º BLUSH: A aplicação começa das têmporas até dois dedos da boca e nariz.

11º BATOM: Basta aplicar com cuidado, respeitando o contorno dos lábios. Para a maquiagem não ficar pesada, a dica é: quando os olhos estão realçados escolha um batom neutro ou cor clara, e quando os olhos estiverem pouco marcados realce seus lábios com cores fortes e vibrantes.

12º BRILHO LABIAL: Aplica-se no centro dos lábios uma quantidade satisfatória deixando espalhar voluntariamente para o resto dos lábios.

O resultado é um make da moda e para você arrasar em qualquer ocasião.