Maquiagem x Alergia

Quais as verdades e os mitos sobre a maquiagem? Veja o que é melhor para sua pela.

A necessidade de se sentir bem e bonita durante todo o dia faz de muitas mulheres escravas da maquiagem. E, muitas vezes, o cansaço é grande e esquecemos de tirá-la antes de dormir ou até mesmo de hidratar a pele devidamente. Daí começam a aparecer os primeiros sinais físicos de que sua pele precisa respirar.

“Se não tratar a pele, a maquiagem pode trazer alergias”, explica a esteticista Blanch Marie, de São Paulo. E quando surge a alergia são necessários cuidados redobrados. “O mais importante é sempre higienizar a pele com um gel de limpeza ou demaquilante, que tirará o excesso de maquiagem e oleosidade, evitando qualquer irritação”, ensina.

Pele oleosa

A pele oleosa deve ter um cuidado específico, por isso, atente-se ao demaquilante e à loção adstringente que você utiliza. “Com um algodão passe a loção adstringente ou loção tônica para peles secas, para retirar algum resto de creme que ainda estiver na pele ou impurezas”, comenta.

Alergia

Se você já apresenta algum tipo de alergia na pele, existem hoje no mercado produtos hipoalérgicos. “Além de durarem um pouco mais, por causa de seus agentes químicos, eles causam menos irritações”, explica Blanch.

A maquiagem mineral também é uma opção. “São produtos feitos de minerais e não contêm conservantes ou produtos que causem alergia. São puros e naturais, podem se usados em qualquer tipo de pele porque não fecham os poros”, recomenda.

Produto

Mesmo com muitos conservantes é importante sempre estar de olho na embalagem para não passar do prazo de validade da maquiagem. “Ela pode deteriorar com o tempo pela ação de fungos e bactérias. Evite também colocá-las em lugar onde tem sol ou calor excessivo”, afirma Blanch.

O banheiro também pode ser um ambiente impróprio para guardar maquiagens. “Evite deixá-las no banheiro porque o calor e a umidade podem causar bolor”, explica.

“Recomenda-se também que, uma vez por mês, lave seus acessórios de maquiagem, pincéis e espojas e deixe-os no sol para secar, use álcool e água”, completa.