É dia de lasanha, mas e a dieta?

Aposte na combinação certa para que a massa não interfira no emagrecimento

O tão esperado almoço de domingo chega e é hora de pensar no prato que deixará o resto da família com água na boca só de bater os olhos. Surge então a receita coringa para o almoço do fim de semana: lasanha! Mas, junto com o cardápio, aparece a dúvida: será que consigo seguir firme na dieta e não passar nem perto da massa?

Justiça seja feita, não é fácil seguir um regime quando a tentação está ao alcance das mãos. Segundo a nutricionista chefe Roberta Stella, as massas tem menor quantidade de água em relação a outros alimentos. Por isso, os nutrientes que fornecem calorias ficam mais concentrados como é o caso de carboidratos, proteínas e gorduras e o valor calórico aumenta. "Além disso, dependendo do recheio e molho escolhidos, as calorias vão às alturas", salienta a especialista.

Para poder se deliciar com o prato, sem que ocorram grandes alterações na balança, prefira possibilidades de molhos e recheios, que deixam a lasanha mais adequada para quando a vontade de atacar a massa aparecer. A seguir, a nutricionista do MinhaVida dá algumas dicas para se deliciar sem prejudicar a dieta.

O tão esperado almoço de domingo chega e é hora de pensar no prato que deixará o resto da família com água na boca só de bater os olhos. Surge então a receita coringa para o almoço do fim de semana: lasanha! Mas, junto com o cardápio, aparece a dúvida: será que consigo seguir firme na dieta e não passar nem perto da massa?

Justiça seja feita, não é fácil seguir um regime quando a tentação está ao alcance das mãos. Segundo a nutricionista chefe do MinhaVida, Roberta Stella, as massas tem menor quantidade de água em relação a outros alimentos. Por isso, os nutrientes que fornecem calorias ficam mais concentrados como é o caso de carboidratos, proteínas e gorduras e o valor calórico aumenta. "Além disso, dependendo do recheio e molho escolhidos, as calorias vão às alturas", salienta a especialista.

Para poder se deliciar com o prato, sem que ocorram grandes alterações na balança, prefira possibilidades de molhos e recheios, que deixam a lasanha mais adequada para quando a vontade de atacar a massa aparecer. A seguir, a nutricionista do MinhaVida dá algumas dicas para se deliciar sem prejudicar a dieta.

Molhos

a massa é campeã em molhos calóricos e o mais utilizado não está fora da lista: o molho à bolonhesa. A combinação de extrato de tomate com carne moída eleva as calorias de forma que todo o esforço que vem sendo feito pode ir por água abaixo por culpa de um único prato. Quando o molho é essencial no prato, a dica é apostar somente no extrato de tomate, ou qualquer combinação de quatro queijos e molho branco. "A carne em si não é calórica, mas geralmente vem acompanhada de gordura, e é aí que a dieta sai prejudicada", explica a nutricionista.

Recheios

as possibilidades são infinitas para deixar a lasanha ao gosto do freguês: tem de frango, atum, presunto e queijo, legumes e outro leque de possibilidades. Quando a escolha são os legumes, a dica é optar pelo que mais agrada ao paladar. Já no uso de queijos, dê preferência aos menos calóricos, como ricota e cottage e, quando a opção forem os frios, escolha o presunto sem capa de gordura ou o peito de peru.

Vai uma salada aí?

Será que comer só a lasanha vai prejudicar muito o regime? O prato precisa de acompanhamentos escolhidos cuidadosamente, caso contrário não faz tanto sentido escolher uma lasanha magra. A nutricionista do MinhaVida sugere saladas, legume e carnes grelhadas para acompanhar a massa. "Para a sobremesa, dispense os doces e prefira frutas in natura ou saladas de frutas simples sem creme de leite, leite condensado ou chantilly", aconselha Roberta.

Não abuse

A lasanha é um prato atraente, isso é fato. Dessa forma, é preciso estabelecer estratégias para que o regime não fique afetado. Roberta Stella dá algumas dicas para não cair na armadilha da lasanha.

Não vá à mesa com fome

se a lasanha é o prato do dia, faça um pequeno lanche entre o café da manhã e o almoço caso ela seja consumida no almoço ou entre o almoço e o jantar se ela for ser consumida à noite. "Assim, a fome não ficará acumulada para o momento da refeição principal", explica a nutricionista.

Comece a refeição com pratos leves
antes da lasanha, consuma um prato de salada ou legumes. Eles irão proporcionar maior saciedade e farão com que a massa não seja consumida em excesso.